SEJA MUITO BEM VINDO. FIQUE A VONTADE. ESTE ESPAÇO É FEITO PARA VOCÊ. E SE QUISER ME SEGUIR FICAREI MUITO FELIZ.

sábado, 28 de janeiro de 2012

O Primo Basílio – Eça de Queiroz

O Primo Basílio narra a história do casal Luiza e Jorge que vivem em Lisboa e levam uma vida completamente desinteressante.

Em um determinado dia, Jorge vê a necessidade de viajar para Alentejo, em função de seu trabalho.

E nesta época que Basílio, primo de Luiza, reaparece e a encontrando sozinha, Basílio passa a seduzi-la, até que ocorre o adultério.

Tudo vai bem até que Juliana, a criada de Luiza descobre o romance dos amantes e passa a chantagear a patroa.

Juliana obriga Luiza a exercer os trabalhos domésticos  e a lhe dar quantidades consideráveis de dinheiro.

Já sem dinheiro, Luiza pede ajuda a Basílio, mas este já entediado do romance e sem dinheiro retorna para França.

A situação complica ainda mais com o retorno de Jorge. 

Luiza começa a adoecer e numa tentativa desesperada de recuperar as cartas de amor com seu amante que estavam em poder de Juliana, ela conta toda a história para Sebastião, um amigo de seu marido.

Sebastião pede ajuda a um policial que conhecia para pressionar  Juliana a devolver as cartas. Esta com a pressão policial acaba falecendo, fruto de um ataque cardíaco.

Quando tudo parece se resolver, Basílio envia uma carta para Luiza, que acaba caindo nas mãos de Jorge.

Com o romance descoberto pelo marido, o estado de saúde de Luiza piora ainda mais e mesmo com o perdão do marido, ela acaba falecendo.

Algum tempo depois da morte de Luiza, Basílio retorna a Lisboa e ao saber da morte de Luiza, sente pelo fim da diversão e distração que encontrara na amante, no entanto, seus sentimentos são de completo desdém ao que ocorrerá com Luiza.

O Primo Basílio é uma crítica sarcástica a moralidade da sociedade burguesa de Lisboa. 

Um comentário:

  1. Ai...para tudoooooooooooooo!!! Adoro esse livro!!! Nossa...lembro que enquanto lia fiquei tão encantada...não queria parar a leitura...amo os clássicos hehehehe confesso que a personagem da empregada foi aquela que eu mais gostei...tem a questão psicológica muito aprofundada ali...tivemos que debater na aula de Literatura( estudo Letras) e falei sobre o psicológico da personagem... a profe adorou heheheh bks

    ResponderExcluir